Primavera - Limpar e soltar para dar lugar ao novo.


Foto: Natalia Figueredo - Unsplash

És tu a Primavera que eu esperava,

A vida multiplicada e brilhante,

Em que é pleno e perfeito cada instante!

Com a chegada da Primavera, celebra-se a renovação da vida vegetal e animal, o renascer! E por isso é sempre aconselhável fazermos uma depuração nesta altura.

Limpar e soltar o que não interessa para dar lugar ao novo. Tal como as árvores e os arbustos são podados para crescerem e florescerem melhor, também o nosso corpo agradece uma limpeza mais profunda, para que possa iniciar um novo ciclo de expansão em plenitude.

Até hoje centrei-me sobretudo na depuração orgânica, do físico, mas penso e acredito que uma verdadeira depuração/limpeza engloba mais do que isso. Uma depuração é mais do que uma alimentação cuidada ou um jejum, a verdadeira depuração é integral. Não somos apenas o resultado daquilo que comemos e acredito que a toxinas não provêm apenas do ar que respiramos ou dos alimentos/água/medicamentos que ingerimos, também existem pensamentos tóxicos, que são uma forma de poluição mental e emocional.

Por isso acredito numa depuração de pensamentos, numa limpeza dos padrões de pensamento que estamos habituados, em relação a nós e aos outros.

Depuremo-nos então das culpas, dos preconceitos, dos julgamentos, das críticas e da intolerância. Demos força ao pensamento criador, inovador, aos conceitos puros, novos e plenos de vitalidade, trabalhemos a nossa mente e o nosso coração para uma consciência límpida. Este é o primeiro passo para uma verdadeira depuração. Porque corpo e mente estão interligados, comunicam e são no fundo UM só.

Uma das melhores maneiras de começarmos o dia é com gratidão e com afirmações positivas: Agradecemos a vida.

Agradecemos à natureza os alimentos que ingerimos. Agradecemos às árvores o oxigénio que respiramos.

Agradecemos tudo aquilo que temos na nossa vida e todas as aprendizagens que fazemos diariamente.

Pode criar as frases que ache mais convenientes, mas utilize apenas palavras positivas, evite colocar palavras como “não” ou “se eu...”, opte por afirmações deste género:

Agradeço tudo na minha vida. Tudo está bem, estou em segurança.

Expresso-me através do amor e por isso recebo amor de tudo o que me rodeia.

Vivo em abundância e estou infinitamente grato/a por isso.

Eu posso, eu sou capaz, eu acredito em mim! Hoje vai ser um dia fantástico!

Aliada a esta reprogramação e detox mental, podemos (e devemos) fazer um detox alimentar - veja como aqui - associando as seguintes pautas:

  • Oiça uma música agradável durante a refeição. Evite ver televisão, sobretudo as notícias enquanto come, pois algumas imagens/notícias desagradáveis podem influir no seu estado.

  • Faça o possível por comer sentado, mastigue devagar e com consciência, sentindo todos os sabores e texturas do alimento.

  • Lembre-se de respirar (correctamente) - respire fundo umas 10 vezes antes de iniciar a refeição - isto irá ajudar acalmar a mente e centrar a sua atenção no momento da refeição.

Espero que esta informação seja útil para a vossa vida! Envie-me um email para esclarecer alguma questão sobre este artigo, informações sobre as minhas consultas ou para colaborações em projectos/workshops: mariajoao@espacovida.net


AQUI ou se preferir, envie uma sms ou WhatsApp para marcar a sua consulta.

MARCAÇÕES

  • Instagram
  • Pinterest
© Naturopatia by Maria 2020

mariajoao@espacovida.net

       919 057 881
Dias úteis das 10h às 16h.

CONTACTOS