Reset alimentar precisa-se!


{ foto: Daria Shevtsova - Pexels }

No Natal foram os sonhos, as rabanadas, o bolo Rei, a lampreia de ovos, o tronco de Natal e as broas (overdose de açúcar… check!). Poucos dias depois, lá voltamos nós às entradas intermináveis com queijos de todos os tipos e feitios, presunto, camarão (com maionese claro!), vinho (e mais vinho que hoje é noite de festa!), uma bela sobremesa cheia de açúcar - e até à meia-noite ainda vamos petiscando algo da mesa porque temos que chegar acordados às badaladas - e no final, o belo do espumante (dois ou três copos que hoje é noite de festa!).

É claro que isto é uma sátira, e dias de festa são assim mesmo, excepções. Digo sempre que temos que viver a vida e por isso não devemos ser fundamentalistas. No entanto, depois… há que limpar o organismo!

Imaginam como trabalhou o nosso fígado neste dias? Muito! Trabalhou mesmo muito. Por isso é sempre bom fazermos uma alimentação mais cuidada no início de Janeiro. Aposto que muitos de vocês sentiram-se (ou ainda se sentem) um pouco enfartados e “enjoados” depois desta época. Alguns até podem notar a pele mais baça ou com borbulhas e a língua com uma capa branca. Tudo isto são sinais que o vosso corpo precisa de uma desintoxicação.

O truque para que o nosso corpo recupere o equilíbrio é dar-lhe alimentos naturais, cozinhados de formas simples e sem demasiados temperos. O nosso corpo gosta de simplicidade e nosso sistema digestivo também. Optem por ingerir maioritariamente vegetais. VEGETAIS é palavra de ordem para o limpar e reordenar as funções digestivas. As infusões podem ajudar, beber mais água também, mas se não mudamos a nossa alimentação, de nada serve.

Aqui fica um exemplo de uma depuração para 3 ou 4 dias:

> Comecem o dia com um copo de água morna com um pouco de sumo de limão.

> Optem por:

- Frutas e verduras (podem fazer sumos ou batidos verdes, é uma boa forma de

desintoxicar - o aipo é uma aposta segura para limpar a pele e tem um efeito diurético).

- Cereais na sua versão integral e biológica (A cevada é uma escolha interessante, segundo a macrobiótica, é boa para o bom funcionamento do fígado, auxilia-o na digestão dos alimentos pesados e ricos em gorduras. Pode cozinhar-se em sopas, ou juntamente com o arroz integral na proporção de 2 de arroz para 1 de cevada.).

- Caldos depurativos, sopas de verduras, sopas de miso.

> Evitem ingerir carne e peixe.

> Formas de cozinhar: ao vapor, cozido, no wok, em papillote, grelhado. Não fritar, empanar, nem utilizar molhos. > Evitem consumir açúcar, álcool, lacticínios e qualquer tipo de alimento pré-cozinhado.

> Gorduras: azeite virgem de primeira pressão a frio ou óleo de sementes de linho.

> Bebidas: água mineral ou infusões.

> Temperos: sal marinho integral com moderação, limão, vinagre de sidra, vinagre de umeboshi e ervas aromáticas.

> É aconselhável tomar uma infusão de plantas que ajudam à função hepática (1 a 2 taças ao dia):

− Dente de leão* (Taraxacum officinale)

− Borututu* (Cochlospermum angolense)

− Fumária* (Fumaria officinalis)

− Alcachofra* (Cynara scolymus)

*evitar no caso de litíase biliar (pedras na vesícula biliar).

Frutas e verduras que ajudam a depurar o fígado: Verduras : alho, cebola, aipo, chicória, escarola, brócolos, couves, rabanetes, rábano negro, rúcula. Frutas : maçã (sobretudo o sumo de maçã natural), limão.

. . .

Importante: Caso tenha alguma condição de saúde específica, consulte o seu profissional de saúde antes de mudar o seu regime alimentar. Certas plantas interagem com medicamentos, não tome nenhuma infusão (sobretudo para o fígado) antes de consultar um profissional de saúde.

. . .

Espero que esta informação seja útil para a vossa vida! ​ Caso queiram esclarecer alguma questão sobre este artigo ou para eventuais colaborações em projectos ou workshops enviem-me um e-mail para: mariajoao@espacovida.net

#naturopatia #Orientaçãoalimentarholística #Natal #plantasmedicinais

39 visualizações

Subscreva a NEWSLETTER e receba gratuitamente o meu eBook:  "Dicas de uma naturopata para uma vida saudável e feliz."

Se preferir, ligue para

marcar consulta ou mais

informações.

Dias úteis das 10h às 16h.

 

    919 057 881

OUTROS CANAIS

  • Instagram
  • Pinterest

MARCAÇÕES

©Naturopatia by Maria 2020

Espaço Vida Natural
Rua Dr. Teófilo Braga

N.º 20, 2º Esq.
2670-480 Loures

mariajoao@espacovida.net

CONTACTOS