BLOG

Essência { Melaleuca + Orégão }

Atualizado: 10 de abr. de 2020


Tea tree oil and Orégano oil

Hoje quero falar-vos de dois óleos essenciais que nunca faltam lá em casa, e que fazem parte parte do meu “top 10” de óleos essenciais. São excelentes para eliminar vírus e bactérias, e por isso muito úteis nesta época fria. Prevenir é essencial, assim como actuar logo aos primeiros sintomas.

Óleos essenciais como o óleo de Melaleuca e o óleo de Orégão, podem ser usados em substituição ou conjuntamente com medicamentos convencionais, uma vez que são agentes antibacterianos poderosos, mas sem efeitos secundários nocivos. Uma pesquisa publicada no The Open Microbiology Journal indica que alguns óleos essenciais, como o óleo de Melaleuca, têm um efeito sinérgico positivo quando combinados com antibióticos convencionais, podendo ajudar a prevenir o desenvolvimento de resistência aos antibióticos. (1) Pessoalmente gosto de usá-los diluídos num roll-on - pois facilita a aplicação - mas também podem ser utilizados em difusão em zonas comuns, por exemplo na sala, para purificar o ar e evitar o contágio.

> Orégão (Origanum vulgare)

- Actua nas vias respiratórias, sendo útil para a tosse pelo efeito anti-espasmódico.

- É um excelente antibiótico natural (2) (3), também com acção anti-parasitária (4) e fungicida (5). Sendo muito útil no tratamento da candidíase por via oral (tomar apenas em cápsulas e segundo a orientação de um profissional de saúde).

- Útil em infecções digestivas (diarreia infecciosa - massajar a barriga no sentido dos ponteiros dos relógios com o óleo diluído num óleo vegetal).

O composto principal encontrado neste óleo é o carvacrol, com inúmeras aplicações terapêuticas, e é tão potente que tem sido foco de mais de 800 estudos referenciados no