Essência { Melaleuca + Orégão }

Atualizado: Abr 10


Hoje quero falar-vos de dois óleos essenciais que nunca faltam lá em casa, e que fazem parte parte do meu “top 10” de óleos essenciais. São excelentes para eliminar vírus e bactérias, e por isso muito úteis nesta época fria. Prevenir é essencial, assim como actuar logo aos primeiros sintomas.

Óleos essenciais como o óleo de Melaleuca e o óleo de Orégão, podem ser usados em substituição ou conjuntamente com medicamentos convencionais, uma vez que são agentes antibacterianos poderosos, mas sem efeitos secundários nocivos. Uma pesquisa publicada no The Open Microbiology Journal indica que alguns óleos essenciais, como o óleo de Melaleuca, têm um efeito sinérgico positivo quando combinados com antibióticos convencionais, podendo ajudar a prevenir o desenvolvimento de resistência aos antibióticos. (1) Pessoalmente gosto de usá-los diluídos num roll-on - pois facilita a aplicação - mas também podem ser utilizados em difusão em zonas comuns, por exemplo na sala, para purificar o ar e evitar o contágio.

> Orégão (Origanum vulgare)

- Actua nas vias respiratórias, sendo útil para a tosse pelo efeito anti-espasmódico.

- É um excelente antibiótico natural (2) (3), também com acção anti-parasitária (4) e fungicida (5). Sendo muito útil no tratamento da candidíase por via oral (tomar apenas em cápsulas e segundo a orientação de um profissional de saúde).

- Útil em infecções digestivas (diarreia infecciosa - massajar a barriga no sentido dos ponteiros dos relógios com o óleo diluído num óleo vegetal).

O composto principal encontrado neste óleo é o carvacrol, com inúmeras aplicações terapêuticas, e é tão potente que tem sido foco de mais de 800 estudos referenciados no PubMed.

> Melaleuca ou Tea Tree (Melaleuca alternifolia)

- O antibiótico mais eficaz dos óleos essenciais, sendo indicado para todo o tipo de infecções. Tem capacidade de combater bactérias que causam infecções do trato respiratório (6), mas também possui actividade antiviral (7) (8), sendo útil para combater ou evitar a gripe e constipações.

- É um dos óleos essenciais de primeira linha para a tosse e patologias respiratórias.

- Ajuda a limpar a pele nos casos de acne (9) e dermatite seborreica (usar diluído sempre, é um óleo muito forte que não deve ser utilizado puro na pele)

Caso não saibam como utilizar os óleos essenciais poderão saber mais neste artigo.

> Dicas para utilização doméstica

Mistura natural para limpeza da cozinha e casa-de-banho: Adicione 7 gotas de óleo essencial de Melaleuca, 7 gotas de óleo essencial de Limão num pulverizador de 750 ml com água e um pouco de vinagre, agite bem antes de usar.

. . .

As informações partilhadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Deve sempre consultar o seu profissional de saúde antes de colocar em prática os conteúdos deste artigo, especialmente se estiver grávida, a amamentar, a tomar medicação ou tiver uma condição de saúde específica.

. . .


#aromaterapia #óleosessenciais #inverno #naturopatia #plantasmedicinais #respiração #imunidade #antibiótico

Subscreva a newsletter e receba gratuitamente o meu eBook:         "Dicas de uma naturopata para uma vida saudável e feliz"

MARCAÇÕES

 919 057 881     

       

 mariajoao@espacovida.net

CONSULTAS ON- LINE   

       

CONSULTAS PRESENCIAIS

Espaço Terapêutico Conchas (LISBOA)

  • Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Pinterest
© Naturopatia by Maria 2020