Como manter-se positivo perante as adversidades

Atualizado: Mar 17


Por vezes a vida pode ser uma montanha russa, cheia de altos e baixos. Quando estamos muito tristes ou muito felizes, achamos que esse estado vai perdurar no tempo, mas nada é permanente, nem o bom, nem o mau.

A mudança, faz parte da vida, e com ela temos que aprender a dançar, mesmo no meio de uma tempestade.

Para mim, o “segredo” é arranjarmos estratégias que nos ajudem a ser positivos mesmo perante a adversidade. E sim, existem situações mais complicadas do que outras, mas a forma como as encaramos faz toda a diferença. E é sobre isso que vos quero falar neste artigo, sobre formas de nos mantermos positivos perante um céu de nuvens cinzentas.

  • Ouvir música que nos levante a moral e que nos faça sentir bem. Aqui não há limites, o que importa é que essa música vos faça sentir bem, que o ritmo vos contagie e que quando terminarem de a ouvir vos apeteça cantarolar (ou até dançar quem sabe).

  • Ouvir programas de rádio, podcasts, ver filmes ou peças de teatro que vos façam rir. O riso é contagioso, assim como a palhaçada, por isso não há neura que resista - nem que seja só naquele instante - à boa disposição. É algo que funciona bastante bem comigo e que vos aconselho vivamente.

  • Façam coisas que vos dão prazer e que vos carregam as baterias. Arranjem tempo no vosso dia ou no fim-de-semana e façam disso uma prioridade. Seja passear à beira-mar ou no campo, estar com os amigos, ir ao cinema, ler um livro debaixo de uma árvore, enfim, o que vos der prazer e vos encher a alma.

  • Agradecer tudo aquilo de bom que têm na vossa vida. A gratidão ajuda a relativizar os problemas ou as preocupações, uma vez que nos torna conscientes de tudo de bom que temos.

  • Acredito que o pensamento é criador, como um íman que atrai até nós aquilo que nos focamos. E certamente que todos nós queremos criar algo bom, algo positivo, algo que nos traga felicidade. Então alimentemos isso dentro de nós. A forma como pensamos e até mesmo como falamos tem influência no nosso modo de sentir e experienciar as coisas.

  • Inalar óleos essenciais de cítricos, quase todos potenciam o bom-humor, como é o caso da Bergamota ou do Neroli (Flor de Laranjeira Amarga).

Por último, quero dizer-vos que devemos permitirmo-nos estar tristes. A tristeza é uma emoção natural e real, existe e não deve ser escondida. Não somos mais fracos por mostrarmos a nossa tristeza aos outros, simplesmente estamos a ser sinceros e transparentes. O que proponho neste artigo não são formas de esconder ou evitar a tristeza, mas sim formas de não deixar que essa tristeza se instale, levando por vezes a um profundo estado de melancolia, isolamento e negativismo. Estar triste é normal, mas dar a volta é essencial!

#pensamentos #bemestar #mindfulness #gratidão

25 visualizações

Subscreva a NEWSLETTER e receba gratuitamente o meu eBook:  "Dicas de uma naturopata para uma vida saudável e feliz."

Se preferir, ligue para

marcar consulta ou mais

informações.

Dias úteis das 10h às 16h.

 

    919 057 881

OUTROS CANAIS

  • Instagram
  • Pinterest

MARCAÇÕES

©Naturopatia by Maria 2020

Espaço Vida Natural
Rua Dr. Teófilo Braga

N.º 20, 2º Esq.
2670-480 Loures

mariajoao@espacovida.net

CONTACTOS