Quercetina - útil nas alergias sazonais?

Atualizado: Abr 10


{ilustração: Leona Beth}

A quercetina é um flavonóide com efeito antioxidante (1) que encontramos nos alimentos de origem vegetal.

A quercetina tem diversas funções no nosso organismo: possui propriedades anticancerígenas (2,3); tem um efeito anti-inflamatório (4); promove a saúde cardiovascular, ajuda a prevenir e a tratar (como um complemento ao tratamento convencional) doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer ou a doença de Parkinson, e é uma forte aliada das alergias, uma vez que funciona como um anti-histamínico natural. E é sobretudo neste último ponto que nos vamos centrar - o efeito benéfico da quercetina nas alergias sazonais.

A histamina, a grande “vilã”, responsável por todos os desconfortáveis sintomas associados à alergia, é uma substância química que é libertada quando o sistema imunológico detecta uma alergia ou algum tipo de sensibilidade. E é aqui que a quercetina entra, uma vez que funciona como um anti-histamínico natural e um anti-inflamatório, sendo assim eficaz para diminuir naturalmente os efeitos das alergias sazonais (e das alimentares), o que resulta na redução de sintomas como a tosse, olhos lacrimejantes, nariz a pingar ou entupido, urticária, etc.

Mas quais as melhores fontes alimentares de quercetina?

Indiscutivelmente, a cebola roxa é uma das fontes mais potentes de quercetina. As cebolas podem absorver a quercetina duas vezes mais do que o chá e três vezes mais do que as maçãs.

Fontes alimentares de quercetina são:

• Cebola roxa e branca (5)

• Alho

• Maçãs, ameixas, uvas vermelhas e cítricos.

• Cerejas, mirtilos, amoras e framboesas.

• Alcaparras

• Azeite

Plantas como a Salsa, Sálvia, Sabugueiro, Ginkgo biloba e Erva de São João; assim como o Chá Verde, Chá Preto e o Trigo Sarraceno também contêm algumas quantidades interessantes de quercetina.

Uma alimentação rica em quercetina é sem dúvida uma ajuda, mas em casos de alergias mais severas a quercetina deverá ser tomada em forma de suplemento (cápsulas ou comprimidos), pois a dosagem que os alimentos contêm não é suficientemente alta para ser terapêutica.

. . .

(1, 4) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3685779/

(2) https://www.spandidos-publications.com/ijo/19/4/837?text=abstract

(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22222411

(5) Caso não goste de cebola crua pelo sabor intenso, aqui fica uma dica: cortar a cebola e colocar de molho num recipiente com metade de água fria e metade de sumo de limão. Deixar reposar 5 minutos, escorrer e usar.

#alergias #naturopatia #primavera #respiração

14 visualizações

Subscreva a NEWSLETTER e receba gratuitamente o meu eBook:  "Dicas de uma naturopata para uma vida saudável e feliz."

AQUI ou se preferir, envie uma sms ou WhatsApp para marcar consulta.

MARCAÇÕES

  • Instagram
  • Pinterest
©Naturopatia by Maria 2020

mariajoao@espacovida.net

       919 057 881
Dias úteis das 10h às 16h.

CONTACTOS