BLOG

6 dicas essenciais para entrar no Verão em equilíbrio.



Hoje, dia 21 de Junho dá-se o Solstício de Verão, o dia mais longo do ano!


O Verão tem uma energia expansiva, quente, dinâmica, que nos convida a sair, a dançar e a celebrar a vida.


Calor.

Dias longos.

Muita luz.

Pouca roupa.

Mais contacto com a natureza.

Praia, mar e sol.

Comida leve e fresca.

E fruta maravilhosa…! A mais saborosa de todas as estações


Mas uma mudança de estação requer sempre alguns ajustes na nossa rotina alimentar.



O Verão, com o elemento fogo a dominar, pede-nos:

  1. Refeições mais ligeiras e com uma maior quantidade de vegetais (crus e ricos em água). É tempo de por de lado os assados no forno e os pratos mais densos e calóricos, o Verão pede leveza para a digestão.

  2. Beber mais líquidos (sobretudo água!). Se tens dificuldade em beber água, opta por água aromatizada ou água de coco, o importante é que mantenhas a hidratação.

  3. Se és como eu, e adoras café… deverias moderar o consumo no Verão, uma vez que a cafeína é muito estimulante e desidrata (assim como o álcool). E atenção ao gelo excessivo nas bebidas. O gelo enfraquece o nosso fogo digestivo, o que afecta a qualidade da digestão (mais lenta, mais pesada, menos eficaz).

  4. Consumir frutas ricas em água, são uma excelente opção para refrescar o organismo e manter a hidratação: melancia, melão, meloa, cerejas… a oferta é tanta que não há desculpas para não as comermos.

  5. Evitar ingerir alimentos picantes (especiarias, gengibre, etc.), demasiados salgados ou gordurosos, uma vez que a sua natureza quente, agravam o dosha Pitta, segundo a Ayurveda.

  6. Adiciona ervas aromáticas aos teus pratos ou até nas bebidas (água com um pouco de hortelã e uma rodelas de limão). A hortelã, o manjericão e os coentros têm propriedades refrescantes e são antioxidantes.



E tu, o que adoras no Verão?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo