BLOG

Betacarotenos - proteger a pele e favorecer o bronzeado através da alimentação.

Atualizado: 10 de abr. de 2020


alperces

Os betacarotenos são um pigmento antioxidante - carotenóide - que encontramos nas frutas e nos vegetais. Existem mais de 600 pigmentos carotenóides nas frutas e nos vegetais de cor verde, vermelho, laranja ou amarelo. Estes carotenóides, são produzidos pelas plantas como uma forma de defesa à radiação solar - mas ao ingeri-los, também nós beneficiamos da sua ação antioxidante e protetora do ADN celular. Depois de ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol), por isso também é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor de vitamina A no organismo.

> Protege a pele e favorece o bronzeado

O betacaroteno e outros carotenóides, para além de uma acção protectora ao nível da pele, são valorizados pela sua capacidade de prevenir doenças crónicas, uma vez que protegem o organismo dos radicais livres - a principal causa do envelhecimento e da degeneração.

Ao nível da pele, o betacaroteno ajuda a prevenir a formação de eritema (vermelhidão) causado pelos raios UV e a irritação da pele. Embora não possa ser comparado à eficácia do protector solar, há evidências de que pode proteger a pele das queimaduras solares, sendo assim uma boa opção para incluirmos na nossa dieta durante a época balnear.

Em relação ao bronzeado, é realmente verdade que o betacaroteno ajuda na uniformização do bronzeado e a que este aconteça de forma mais rápida e eficaz. Isto dá-se porque o betacaroteno ajuda na formação de melanina, a responsável pela pigmentação da pele e pela proteção da radiação solar.

> Onde o encontramos na alimentação?

Estes são alimentos mais ricos em betacarotenos (de mais a menos quantidade):

- Cenoura (cozida tem mais quantidade de betacarotenos do que cru)

- Abóbora

- Espinafres