Betacarotenos - proteger a pele e favorecer o bronzeado através da alimentação.

Atualizado: Abr 10


Os betacarotenos são um pigmento antioxidante - carotenóide - que encontramos nas frutas e nos vegetais. Existem mais de 600 pigmentos carotenóides nas frutas e nos vegetais de cor verde, vermelho, laranja ou amarelo. Estes carotenóides, são produzidos pelas plantas como uma forma de defesa à radiação solar - mas ao ingeri-los, também nós beneficiamos da sua ação antioxidante e protetora do ADN celular. Depois de ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol), por isso também é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor de vitamina A no organismo.

> Protege a pele e favorece o bronzeado

O betacaroteno e outros carotenóides, para além de uma acção protectora ao nível da pele, são valorizados pela sua capacidade de prevenir doenças crónicas, uma vez que protegem o organismo dos radicais livres - a principal causa do envelhecimento e da degeneração.

Ao nível da pele, o betacaroteno ajuda a prevenir a formação de eritema (vermelhidão) causado pelos raios UV e a irritação da pele. Embora não possa ser comparado à eficácia do protector solar, há evidências de que pode proteger a pele das queimaduras solares, sendo assim uma boa opção para incluirmos na nossa dieta durante a época balnear.

Em relação ao bronzeado, é realmente verdade que o betacaroteno ajuda na uniformização do bronzeado e a que este aconteça de forma mais rápida e eficaz. Isto dá-se porque o betacaroteno ajuda na formação de melanina, a responsável pela pigmentação da pele e pela proteção da radiação solar.

> Onde o encontramos na alimentação?

Estes são alimentos mais ricos em betacarotenos (de mais a menos quantidade):

- Cenoura (cozida tem mais quantidade de betacarotenos do que cru)

- Abóbora

- Espinafres

- Acelgas

- Batata doce

- Couve galega

- Meloa

- Alperce

- Manga

- Nêsperas

DICA:

O betacaroteno é solúvel em gordura, por isso convém ingerir (ao mesmo tempo) algo rico

em gordura para que ele seja absorvido adequadamente.

Pode fazer uns legumes assados no forno (cenoura, abóbora, batata doce) e colocar azeite e sementes

por cima por exemplo; ou uma taça de iogurte com pedaços de manga por cima, ou ainda um batido

com leite de côco, meloa e hortelã!

> Os cuidados a ter com a suplementação

Há uns anos atrás, estava muito em voga tomar cápsulas de betacaroteno no Verão para prolongar o bronzeado. Qualquer pessoa tomava e a venda era (e é) livre. No entanto, os suplementos de betacaroteno não devem ser consumidos sem a indicação de um profissional de saúde, uma vez que os estudos sobre os seus riscos não são conclusivos. Alguns estudos sugerem que a ingestão de altas doses através da suplementação com betacaroteno pode aumentar o risco de padecer cancro do pulmão (em fumadores) ou desenvolver doenças cardíacas.

Deste modo, o meu conselho é que façamos uma dieta equilibrada e rica em betacarotenos se queremos promover um bronzeado duradouro e cuidar da nossa pele desde o interior.

#nutrição #naturopatia #Orientaçãoalimentarholística

Subscreva a newsletter e receba gratuitamente o meu eBook:         "Dicas de uma naturopata para uma vida saudável e feliz"

MARCAÇÕES

 919 057 881     

       

 mariajoao@espacovida.net

CONSULTAS ON- LINE   

       

CONSULTAS PRESENCIAIS

Espaço Terapêutico Conchas (LISBOA)

  • Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Pinterest
© Naturopatia by Maria 2020