Dicas simples para começar a meditar

Atualizado: Fev 21




Um dos temas muito abordados nas minhas consultas é a dificuldade que as pessoas têm em parar a mente, em desconectar do turbilhão de pensamentos do dia-a-dia (trabalho-relacionamentos-filhos-finanças-casa-supermercado-etc. etc. etc...). As novas tecnologias pouco ou nada ajudam em relação a isso, pois estamos constantemente a ser contactados, a receber e-mails, a receber notificações da redes sociais, plim, plim, plim... há telemóveis que mais parecem um jogo do antigo ZX Spectrum de tantos plins que fazem num minuto!

Tudo isto contribui para a nossa desconexão, sobretudo de nós próprios. Somos interrompidos do que estamos a fazer constantemente, ora isto cansa e muito! Levando a um aumento da irritabilidade e a longo prazo a um cansaço tremendo, porque estamos totalmente desconectados de nós próprios.

E por isso é tão importante meditar.


PARAR A MENTE.

Parar os pensamentos repetitivos.

Parar as preocupações.

Simplesmente ESTAR e SER naquele momento.


E meditar não é um bicho de sete cabeças, não se precisa estar 1 hora em posição de lótus, num quarto cheio de incenso. Meditar é fácil e pode ser feito em muito pouco tempo, se for bem feito, já é eficaz (um pouco é sempre melhor do que nada).


Dicas simples para quem quer começar a meditar:


  1. Estabeleça períodos de tempo pequenos, comece com meditações de 5 minutos, assim a probalidade de ser bem sucedido é maior. Há medida que for ganhando prática, vá aumentando o tempo.

  2. Escolha um sítio calmo, onde não a/o incomodem, se estiver em casa, diga às pessoas que vivem consigo que vai meditar, para que não interrompam. Sente-se confortavelmente, com uma roupa cómoda e sem sapatos. Se tiver com frio coloque uma manta, é muito importante que esteja mesmo confortável.

  3. Escolha uma altura do dia em que sabe que não há problema em desligar ou colocar no silêncio o telemóvel. O final do dia/noite pode ser uma boa opção durante a semana.

  4. Comece sempre a meditação com uma série de 10 respirações profundas e conscientes.

  5. Se lhe é difícil fechar os olhos e ficar em silêncio, escolha meditações com som! Deixo-lhe aqui duas possibilidades como exemplo.



Meditação com som

Sente-se num lugar tranquilo, confortavelmente. Coloque o telemóvel no silêncio. Respire fundo 10 vezes (inspirar pelo nariz e expirar pela boca). Coloque uma música serena ou a entoação de um mantra, aconselho por exemplo este ou este. Feche os olhos e concentre-se apenas no som, oiça e sinta os diversos sons e a sua vibração.

O que lhe fazem sentir? Que emoções aparecem? Se surgirem pensamentos de trabalho, preocupações ou outros temas, deixe-os ir embora, não se centre neles, respire fundo e volte a concentrar-se apenas no som.



Meditação com o som "OM"

Sente-se num lugar tranquilo, confortavelmente. Coloque o telemóvel no silêncio. Respire fundo 10 vezes (inspirar pelo nariz e expirar pela boca).

Entoe o som OM e concentre-se apenas nesse som. Sinta como ele ecoa na sua cabeça, no seu peito e faz vibrar o seu corpo. Imagine que todas as tuas células recebem esse som. Um som, que acalma, purifica e equilibra. Se surgirem pensamentos de trabalho, preocupações ou outros temas, deixe-os ir embora, não se centre neles, respire fundo e volte a concentrar-se apenas na entoação do som OM.



Aprender a respirar correctamente

A respiração é uma das técnicas relaxantes mais eficazes e fáceis que podemos utilizar para acalmar o corpo e a mente. Existem diversos tipos de respiração, aconselho uma simples e eficaz para momentos de stress:

- inspirar pelo nariz e sentir que o ar passa pelo peito e enche o abdómen (podemos colocar a mão sobre o abdómen, para ver como este se dilata), quando o este estiver dilatado, reter o ar durante alguns momentos, para depois soltar de uma vez todo o ar pela boca, voltando a reter a respiração por uns segundos, para depois voltar a inspirar profundamente pelo nariz e repetir todo o processo. Repetir pelo menos 10 vezes.


Visualizações

Podemos conjugar a respiração anteriormente explicada com visualizações, o que vai ajudar a aumentar a sessão de tranquilidade. Quando inspiramos, podemos visualizar que entra pelas nossas narinas uma luz azul celeste, cristalina, que nos preenche, essa luz envolve o nosso corpo pouco a pouco, até ficarmos envolvidos numa esfera de luz. Esta luz brilhante como o sol, e azul como a água, tem um efeito protector e tranquilizante na nossa mente e no nosso corpo, à medida que nos envolve e entra no nosso corpo, vamo-nos sentindo mais leves, mais serenos e em paz. Se preferir, pode fazer esta visualização com uma luz branca, violeta ou rosa claro.







Subscreva a newsletter e receba gratuitamente o meu eBook:         "Dicas de uma naturopata para uma vida saudável e feliz"

MARCAÇÕES

 919 057 881     

       

 mariajoao@espacovida.net

CONSULTAS ON- LINE   

       

CONSULTAS PRESENCIAIS

Espaço Terapêutico Conchas (LISBOA)

  • Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Pinterest
© Naturopatia by Maria 2020