E se o teu cosmético fosse tão natural que o pudesses comer?

Atualizado: Jun 24



A pele chega a representar 16% do nosso peso e é o órgão mais extenso do nosso corpo. No entanto a pele é muito mais do que uma superfície, ela tem funções extremamente importantes. Ao ser um órgão visível, requer duplos cuidados, externos e internos.

O bom estado da pele é também um reflexo da nossa alimentação e não apenas dos cremes que aplicamos. E falando de cremes… quanto mais natural e mais simples for a sua composição, melhor. Idealmente, deveríamos aplicar na pele substâncias tão naturais como as que podemos ingerir. Estranho? Nem por isso. A maioria dos óleos vegetais que podem ser aplicados na pele podem ser ingeridos: Azeite, óleo de Sésamo, óleo de Gérmen de Trigo, óleo de Grainha de uva, óleo de Coco, óleo de Abacate, entre outros!


A pele é tão vascularizada que o que aplicamos nela passa rapidamente para a nossa corrente sanguínea, daí ser muito importante evitarmos substâncias nocivas (podem ler mais sobre este tema aqui) e optarmos por ingredientes naturais mas com efeito terapêutico, tais como estes óleos vegetais:


Argão: muito rico em vitamina E (antioxidante), tem propriedades reafirmantes e suavizantes. Útil em queimaduras e fissuras na pele. Nutre e protege a pele, cabelos e as unhas.


Amêndoas doces: Contém vitaminas A, D e E. Amacia a pele e acalma o prurido e a irritação. O seu uso é recomendado para massajar os bebés/crianças, grávidas e para as peles frágeis. Deve ser evitado em peles com tendência acneica.


Azeite: Rico em antioxidantes e vitaminas A e E. Possui propriedades anti-inflamatórias; reduz o envelhecimento precoce da pele e ajuda a acalmá-la depois da exposição solar.


Abacate: Suaviza a pele, protege, regenera, fortalece e dá elasticidade. Indicado para peles maduras e muito secas. Rico em vitaminas A, D e E e ácidos gordos semelhantes aos do azeite.


Borragem: regula o sistema hormonal, nervoso e estimula o sistema imunológico. Tem um grande poder de regeneração, devolvendo elasticidade à pele. Indicado em dermatites atópicas.


Coco: Possui uma ação antibacteriana notável dada pelo ácido láurico, sendo indicado nos casos de acne. Excelente hidratante da pele e dos cabelos, podendo ajudar a evitar a caspa e a dermatite seborreica. O seu teor em vitamina E faz com que retarde o envelhecimento precoce da pele. Muito indicado para bebés e crianças.


Cominho Negro (semente): indicado em eczemas, psoríase, queimaduras, irritações e para combater a caspa e a queda do cabelo.


Gérmen de trigo: Grande riqueza em vitamina E e ómega 6, sendo excelente para combater o envelhecimento da pele. Indicado para peles secas e maduras, devolvendo o brilho natural da pele.


Macadamia: muito nutritivo, recomendado para pele frágil, estrias e cicatrizes (juntamente com óleo de rosa mosqueta). Aplicado em massagem, facilita a microcirculação local e é um excelente tónico do sistema linfático.


Onagra: Ideal para as mulheres, sobretudo depois dos 40 e para peles castigadas. Ajuda a combater os efeitos da pré-menopausa e da menopausa. É ainda indicado para estados de inflamação, eczema e psoríase.

É um óleo muito delicado deverá ser utilizado no prazo de 3 meses depois da sua abertura.


Grainha de Uva: possui propriedade humectantes e emolientes, sendo um óptimo hidratante da pele. A sua alta concentração de vitamina E (antioxidante) promove a elasticidade dos tecidos. É eficaz no tratamento da dermatite seborreica, ajudando a remover os "flocos" do couro cabeludo, mantendo-o hidratado.


Rosa mosqueta: Muito rico em ómega 3. A sua ação mais notável é sobre as cicatrizes, tratando-as em profundidade. Recomendado na prevenção e tratamento das rugas, manchas provocadas pela idade, estrias, couperose e escaras.


Sésamo: É rico em vitamina E (antioxidante). Alivia a tensão muscular; regenera e acalma a pele irritada e actua como uma espécie de “protector solar” natural, protegendo a pele dos raios ultravioletas.



Estes óleos vegetais podem ser usados assim ao natural ou podem ser misturados com óleos essenciais ou até com elementos mais sólidos - manteigas ou ceras - para que obtenham um bálsamo ou um creme. Brevemente irei partilhar alguma receitas.


Subscreva a newsletter e receba gratuitamente o meu eBook:         "Dicas de uma naturopata para uma vida saudável e feliz"

MARCAÇÕES

 919 057 881     

       

 mariajoao@espacovida.net

CONSULTAS ON- LINE   

       

CONSULTAS PRESENCIAIS

Espaço Terapêutico Conchas (LISBOA)

  • Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Pinterest
© Naturopatia by Maria 2020