BLOG

Infusão depurativa de Outono.



Outono. Depois da expansão do Verão, inicia-se lentamente a introspecção, na natureza e em nós.

É o momento de olhar para dentro.

A energia do Outono, mais do que em qualquer outra época, convida-nos a fazer a limpezas: libertamo-nos do que já não necessitamos, quer a nível material, quer a nível interno.

É também tempo de mudar progressivamente a nossa alimentação, preparando o nosso corpo para o frio e a humidade que chegará brevemente. A natureza dá-nos os alimentos certos nesta época, só temos que estar atentos - abóboras, nabiças, repolhos, nabos, couves, dióspiros, maçãs, nozes, romãs, entre outros.


Na Medicina Tradicional Chinesa, o Outono está associado ao elemento Metal, que rege os pulmões e o intestino grosso. O Intestino grosso (entre outras funções), elimina o que não é mais necessário, o" impuro" e o pulmão é o órgão que nos permite respirar o ar e receber o “puro” nas nossas vidas. Se estes órgãos se encontram desequilibrados, podemos ter mais propensão a congestão nasal, constipações, tosse, alergias, dores de garganta, obstipação ou diarreia. Daí a importância a adaptação da alimentação segundo a estação do ano e da depuração no início do Outono, para ajudar órgãos como o fígado e o intestino a eliminarem alguns resíduos que possam estar a impedir que estes órgão estejam a funcionar em plenitude.



Segundo a Ayurveda, o Outono tem uma predominância do elemento Vata, um dosha que se caracteriza por ser móvel, frio, leve e seco. Deste modo, devemos equilibrar este elemento, consumindo alimentos cozinhados e quentes, bebidas quentes ou à temperatura ambiente (jamais frias), caldos e sopas (a de miso é uma excelente opção para esta época) e fruta madura e da época. Devemos tentar ao máximo manter uma rotina estável de alimentação e sono. Tentar desacelerar, acalmando a mente com um pouco de yoga e meditação, de forma a reduzir o excesso de ruído mental.

Para além destes cuidados com a alimentação e estilo de vida - que vão equilibrar o nosso organismo e ajudá-lo a ficar mais resistente ao frio do Inverno e às doenças respiratórias habituais neste período - podemos beber durante 1 semana, 2 chávenas ao