BLOG

Plantas medicinais na prevenção e tratamento das frieiras



As frieiras (eritema pérnio) são reações que podemos ver sobretudo nas nossas mãos, pés e nariz, que ocorrem com a exposição repetida ao frio. Uma vez que para proteger o organismo perante a exposição ao frio a pele cria uma vasoconstrição. Esta vasoconstrição - criada nas nossas veias e capilares - (como uma mangueira que fica mais estreita) não permite a correcta circulação do sangue nas zonas mais periféricas (mãos e pés) provocando uma espécie de lesão na zona afectada. Essas lesões manifestam-se com a pele vermelha, inchada, causando dor, comichão e em casos mais sérios bolhas.

A melhor forma de evitar as freiras é mesmo a prevenção:

- Evitar a exposição ao frio (usar luvas e meias quentes),

- Evitar lavar demasiado as mãos (nos tempos que correm dizer isto até parece uma piada, certo?),

- Activar a circulação com exercício físico (caso tenha má circulação e tendência a frieiras deverá tomar plantas que activem a circulação no final de Outono),

- Aplicar sempre creme hidratante depois de colocar álcool gel nas mãos (se for um creme específico para frieiras melhor ainda - que contenham plantas como Gingko biloba e vitaminas: A, E e B5).

- Beber infusão de gengibre e canela ou outras especiarias de natureza quente (para aquecer o organismo e activar a circulação),

- Evitar a nicotina e reduzir o consumo de cafeína (porque é vasoconstritora).

Mas e quando as frieiras aparecem? O que podemos fazer?


A medicina natural pode ser uma boa ajuda para minimizar os incómodos sintomas das frieiras, no entanto temos que ter muita paciência, pois é uma situação que demora cerca de 3 semanas até desaparecer.

Temos ainda que ser consistentes no tratamento, pois o efeitos podem não ser imediatos e demorar cerca de 2 a 3 dias a surgir.

> Fitoterapia (plantas medicinais):


- Beber infusões de Gengibre (Zingiber officinale) e Canela (Cinnamomum zeylanicum), esta mistura aquece o organismo e activa a circulação.

Nota: Caso tenha um estômago sensível não abuse do gengibre. Caso tenha diabetes, tenha atenção porque canela baixa os níveis de açúcar no sangue.


- As tinturas de plantas que activam a circulação são uma ajuda fundamental para o sistema circulatório ser mais eficaz: Castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum), Gingko biloba (Ginkgo biloba L.), Centelha Asiática (Centella Asiática), Videira vermelha (Vitis vinifera ), entre outras. Algumas destas plantas contêm triterpeno, uma substância que aumenta a oxigenação dos tecidos e a circulação sanguínea, algo fundamental quando falamos de frieiras.

> Homeopatia:


- Para o alívio da comichão, da vermelhidão e do inchaço, podemos aplicar uma pomada homeopática com Calendula officinalis, Hamamelis virginiana, Atropa belladonna e Hepar sulphur por exemplo.

- Podemos ainda tomar oralmente um preparado com os seguintes remédios homeopáticos:

Abrotanum, Agaricus, Petroleum e Acidum nitricum.

> Aromaterapia:

O óleo essencial de Cipreste (Cupressus sempervirens) pode ser uma boa ajuda para melhorar a circulação local dos pés e das mãos.

Podemos fazer uma diluição em óleo de calêndula - 3 gotas de óleo essencial de Cipreste para 1 colher de sopa de óleo de calêndula - e aplicar nas zonas afectadas 2 vezes ao dia.

Outra opção é em água morna (1,5L aproximadamente), adicionar um pouco de sal grosso ou de sal de Epsom e deitar 3 gotas de de óleo essencial de Cipreste, misturar bem e submergir os pés ou as mãos durante uns minutos.


Importante: Quem sofre de diabetes ou de problemas circulatórios deve prestar atenção redobrada.

Consulte o seu médico caso a pele começar a ficar esbranquiçada e com bolhas; perder a mobilidade ou sentir dor intensa na zona afetada; se os sintomas se agravarem, ou surgirem outros mais intensos; se tiver febre.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba gratuitamente o meu eBook:   "DICAS DE UMA NATUROPATA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E FELIZ"

MARCAÇÕES

 919 057 881     

       

 mariajoao@espacovida.net

CONSULTAS ON- LINE   

       

CONSULTAS PRESENCIAIS (LISBOA)

  • Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Pinterest
© Naturopatia by Maria 2020