Primavera - tempo de despertar, tempo de depurar.
Atualizado: 19 de mar.

Os campos floridos.
O canto dos pássaros.
O aroma das flores.
Tudo está a nascer, a despertar, na natureza e em nós.
A primavera segundo a Medicina Tradicional Chinesa está ligada ao elemento madeira.
O elemento madeira relaciona-se com o fígado e a vesícula biliar, com os olhos e os tendões.
A nível emocional, relaciona-se com a raiva, a paciência e a criatividade.
Alterações no fluxo da energia do fígado podem provocar mudanças repentinas de humor, irritabilidade, impaciência e principalmente explosões de raiva (como tentativa de aliviar a tensão acumulada).
À medida que a temperatura muda, podemos começar a sentir algumas mudanças no nosso corpo: ficamos mais activos, temos mais vontade de fazer exercício e começamos a desejar refeições mais leves, em vez das comidas de forno, mais densas que nutriram o nosso corpo no no Inverno.
Agora é o momento de substituir os alimentos pesados, oleosos, ácidos e doces, por alimentos pungentes, amargos, adstringentes, secos e leves.
A Primavera convida a uma alimentação leve e maioritariamente vegetariana, nesta estação o nosso prato deverá ser tão verde quanto os campos verdejantes que vemos lá fora!
6 CONSELHOS ALIMENTARES
Evita alimentos fritos ou muito gordos - especialmente de manhã e ao jantar.
Tenta trocar o trigo e aveia por opções mais leves, como a quinoa e a cevada.
Adiciona especiarias aos teus pratos, incluindo pimenta preta, açafrão, gengibre, alho, cominho e sementes de mostarda.
Opta por leguminosas mais pequenas como as lentilhas, feijão mungo, feijão frade e feijão preto.
Dá prioridade às sementes (girassol, abóbora, sésamo, cânhamo, chia) e ingere menos frutos secos (são mais densos).
Come verde! Verde é a cor desta estação: escarola, brócolos, couves, rúcula, alface, espinafres, acelgas, agrião, beldroegas, espargos, grelos, nabiças, repolho… a variedade é imensa!
Para a Ayurveda, a Primavera (sobretudo o seu início) é a época Kapha do ano, o que significa que os elementos terra e água dominam a estação.
Kapha, caracteriza-se por ser: oleoso, frio, pesado, estável, viscoso e denso. E são precisamente estas características que devemos contrariar e equilibrar na Primavera.

6 PLANTAS MEDICINAIS QUE AUXILIAM O FÍGADO
Dente de leão (Taraxacum officinale): auxilia o fígado no seu funcionamento, promovendo também uma depuração ao nível dos rins (efeito diurético), do sistema digestivo e da pele.
Cardo Mariano (Silybum marianum): planta muito interessante pela sua capacidade regeneradora das células hepáticas. Protege o fígado da ação de substâncias tóxicas como drogas, álcool, medicamentos, etc. (efeito hepatoprotetor) e é colagogo (favorece a secreção da bílis da vesícula biliar).
Alcachofra (Cynara scolymus): Apoia a detoxificação hepática. Ação diurética. Útil nos casos de colesterol elevado.