BLOG

10 pautas para reduzir a ansiedade de forma natural



O mais habitual quando pensamos no tratamento natural da ansiedade é a toma de suplementos ou plantas medicinais que reduzam ou anulem esse estado. Todos queremos uma solução rápida e eficaz.


A naturopatia, utiliza recursos bastante eficazes para a ansiedade, entre os quais:


- Fitoterapia, plantas como a Rhodiola, a Valeriana, a Cidreira, a Passiflora ou a Ashwagandha (entre outras).

- Minerais e vitaminas como por exemplo o Magnésio e as Vitaminas do complexo B (sobretudo B12, B6 e B3),

- Micoterapia, com o cogumelo medicinal Reishi,

- Terapia vibracional, com os Florais de Bach,

- Homeopatia,

- Aromaterapia, com os óleos essenciais de Lavanda e Neroli (entre outros).


Mas tudo isto são ajudas, correcções temporárias para um estado que pode e deve ser contrariado por nós próprios, através da implementação de diversos hábitos e rotinas saudáveis que podem evitar o recurso constante aos suplementos (ainda que sejam naturais).


10 pautas para regular a ansiedade, de uma forma natural, sem medicamentos nem suplementos:

1 ➡ Beber água. Estar bem hidratado é fundamental, uma vez que os receptores de stress das membranas celulares activam-se com a desidratação.

2 ➡ Evitar ingerir estimulantes (chá preto/verde, café, cacau).

3 ➡ Fazer yoga. Uma pesquisa elaborada pela Boston University School of Medicine, comprovou que depois de uma sessão de yoga de 1 hora, os níveis de GABA  aumentam 27% no nosso cérebro, algo fantástico e que muitas vezes é conseguido apenas pela via farmacológica. O GABA é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central, tendo deste modo um efeito tranquilizante.

4 ➡ Praticar uma modalidade de desporto que lhe dê prazer.

O exercício físico, para além de libertar de endorfinas (que causam sensação de bem-estar) no nosso organismo, causa um aumento na serotonina cerebral (o “neurotransmissor da felicidade”), uma vez que mais triptofano (o precursor da serotonina), é transportado para o cérebro.

5 ➡ Dar passeios ao ar livre e estar em contacto com a natureza. Conectar com a fonte é essencial. Somos animais, somos fruto deste planeta, estar em conexão com a nossa origem é fundamental para o nosso equilibrio e bem-estar. Passear descalço na relva ou na areia, ou ficar deitado na terra/relva/areia, deixando que a Terra nos carregue com a sua energia.

6 ➡ Ter tempo para si e para as coisas que gosta de fazer. Tente guardar pelo menos 1 hora por dia só para si e para aquilo que lhe dá prazer fazer.

7 ➡ Evitar estar sempre conectado com todo o tipo de redes sociais, isso é cansativo e produz ansiedade. Permita-se momentos de desconexão digital.

8 ➡ Meditar (apenas 10 minutos diários, já têm um efeito benéfico).

Parar a mente. Parar os pensamentos repetitivos. Parar as preocupações. Simplesmente ESTAR e SER naquele momento. (Ler artigo > Dicas simples para começar a meditar)

9 ➡ Equilibrar o sono; tentar que seja regular e que se produza quase sempre à mesma hora. Evitar o telemóvel, tablet ou computador 30 minutos antes de dormir. Dormir com o telemóvel apagado ou no modo avião, caso não seja possível, devemos afastá-lo o mínimo de 1 metro da nossa cabeça.

10 ➡ Fazer respirações profundas e lentas diariamente. A respiração é uma das técnicas mais eficazes e fáceis que podemos utilizar para acalmar o corpo e a mente. Em momentos de ansiedade respire (inspire pelo nariz e expire pela boca) profundamente umas 10 vezes ou até se sentir mais calmo.



Outra técnica muito interessante é o Jin Shin Jyutsu, uma técnica com exercícios de auto-ajuda onde apenas utilizamos os dedos das mãos e a respiração. É maravilhosa, vale a pena lerem o artigo completo e aprender mais sobre esta técnica aqui: Jin Shin Jyutsu - o toque que harmoniza e reduz a ansiedade



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba gratuitamente o meu eBook:   "DICAS DE UMA NATUROPATA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E FELIZ"

MARCAÇÕES

 919 057 881     

       

 mariajoao@espacovida.net

CONSULTAS ON- LINE   

       

CONSULTAS PRESENCIAIS (LISBOA)

  • Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Pinterest
© Naturopatia by Maria 2020