Aprende como alimentar-te na Primavera segundo a Ayurveda



Há centenas de anos, o Homem comia os alimentos que a Natureza lhe dava sazonalmente, comia o que havia e isso estava certo, muito certo. Não é por acaso que a natureza nos dá laranjas no Inverno (a época em que mais precisamos de vitamina C para combater as constipações) ou frutas ricas em água (como a melancia ou o melão) em pleno Verão, época em precisamos de estar bem hidratados. Nada é por acaso, tudo tem uma razão de ser nos ciclos naturais.


Para a Ayurveda, a Primavera (sobretudo o seu início) é uma "época Kapha", o que significa que os elementos terra e água dominam o princípio da estação.


Kapha, caracteriza-se por ser: oleoso, frio, pesado, estável, viscoso, denso e suave. E são precisamente estas características que devemos compensar e equilibrar na Primavera.


À medida que a temperatura muda, podemos começar a sentir algumas mudanças no nosso corpo: ficamos mais activos, temos mais vontade de fazer exercício e começamos a desejar refeições mais leves, em vez das comidas de forno, mais densas que nutriram o nosso corpo no no Inverno. Agora é o momento de substituir os alimentos pesados, oleosos, ácidos e doces, por alimentos pungentes, amargos, adstringentes, secos e leves.

A Primavera convida a uma alimentação leve e maioritariamente vegetariana, nesta estação o nosso prato deverá ser tão verde quanto os campos verdejantes que vemos lá fora.

Aqui ficam algumas pautas alimentares para esta Primavera:


  • Evita ou elimina os alimentos que aumentam kapha: laticínios, alimentos ou bebidas frias, gelados, e alimentos fritos ou muito gordos - especialmente de manhã e ao jantar.

  • Tenta trocar o trigo e aveia por opções mais leves, como a quinoa, o milho e a cevada.

  • Adiciona especiarias aos teus pratos, incluindo pimenta preta, açafrão, gengibre, alho, cominho e sementes de mostarda.

  • Opta por leguminosas mais pequenas como as lentilhas, feijão mungo, feijão frade e feijão preto

  • Dá prioridade às sementes (girassol, abóbora, sésamo, cânhamo, chia) e ingere menos frutos secos (são mais densos).

  • Come verde! Verde é a cor desta estação. Escarola, brócolos, couves, rúcula, alface, espinafres, acelgas, agrião, beldroegas, chicória, espargos, grelos, nabiças, repolho… a variedade é imensa!

  • Bebe chá de Camomila à noite; é benéfico para o sistema digestivo e ajuda a eliminar o excesso de mucosidade.




Saboreia a Primavera simplificando a tua vida, inclui apenas as coisas que realmente revitalizam o teu corpo e a tua alma. Se é tempo de depurar o corpo, também é tempo de depurar a mente. Não somos apenas o resultado daquilo que comemos, por isso acredito numa depuração de pensamentos, numa limpeza dos padrões de pensamento que estamos habituados, em relação a nós e aos outros. Demos força ao pensamento criador, inovador, aos conceitos puros, novos e plenos de vitalidade, trabalhemos a nossa mente e o nosso coração para uma consciência límpida. Este é o primeiro passo para uma verdadeira depuração. Porque corpo e mente estão interligados, comunicam e são no fundo UM só.



33 visualizações

Subscreva a NEWSLETTER e receba gratuitamente o meu eBook:  "Dicas de uma naturopata para uma vida saudável e feliz."

AQUI ou se preferir, envie uma sms ou WhatsApp para marcar consulta.

MARCAÇÕES

  • Instagram
  • Pinterest
©Naturopatia by Maria 2020

mariajoao@espacovida.net

       919 057 881
Dias úteis das 10h às 16h.

CONTACTOS